segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Solenidade homenageia agentes de segurança institucional do MPU e CNMP

O autor da sessão solene, deputado Sardinha, destaca que os seguranças são "homens e mulheres que colocam suas vidas em risco diariamente quando saem para trabalhar"

Em comemoração ao 14º aniversário da Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do Ministério Público da União (MPU) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), os servidores serão homenageados na próxima segunda-feira (2) em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento, de iniciativa do deputado Sardinha, acontecerá no plenário da Casa a partir das 19h. 

Para o distrital é muito importante trazer esse reconhecimento para dentro da CLDF. "São 14 anos de dedicação e esforços de todos os agentes de segurança dos órgãos. Esses homens e mulheres colocam suas vidas em risco diariamente quando saem para trabalhar. Então, vamos homenageá-los pelas batalhas e vitórias conquistadas", justifica o parlamentar. 

Denominada AGEMPU, o agrupamento anteriormente chamava-se Associação dos Servidores, Seguranças e Técnicos de Transporte do Ministério Público (ASSTTRA-MP) e tinha como defesa o cargo de técnicos de transporte e de segurança do MPU, eles possuem atribuições diferenciadas dos demais servidores do MPU, com muitas dificuldades na execução desse trabalho, pois esses servidores acumulavam funções de Oficial de Justiça e Agente de Segurança, existentes em 2005 somente no Judiciário Federal.

No geral tinham problemas como: risco de vida, ao transportarem procuradores em investigações sigilosas ou que envolvem o crime organizado; entregavam documentos como intimações, processos e notificações. Depois do triste episódio onde quatro trabalhadores (três auditores fiscais do Ministério do Trabalho e o motorista), no exercício de suas funções institucionais, foram brutalmente assassinados, os técnicos de transporte do serviço público em geral passaram a se preocupar e debater ainda mais a questão da segurança no exercício do trabalho. 

Por fim, em 14 anos de dedicação e esforços todos os técnicos de transporte são reconhecidos com Agentes de Segurança com melhorias na execução das atividades inerentes à categoria. Tudo isso gerou a necessidade da atualização na nomenclatura da associação, a partir de 2014 a associação passou a ser chamada AGEMPU – Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU/CNMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário