Dia mundial das Zoonoses: data alerta para saúde e bem-estar dos animais e tutores



 60% das doenças infecciosas têm origem em animais, segundo a OMS

Raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose, sarna, micose, tuberculose... entre tantas outras. Para alertar, 6 de julho é marcado pelo Dia Mundial das Zoonoses, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais.

Na avaliação do médico veterinário à frente do hospital Amparo Rogério Lopes da Fonseca a data é importante não só para o bem-estar dos animais, mas também para proteger a saúde das pessoas. “As zoonoses representam  62% da Lista de Doenças de Notificação Compulsória, 60% dos patógenos reconhecidos e 75% das doenças emergentes”, explica o especialista.

Para prevenção, Rogério alerta sobre a higiene pessoal e ambiental.  Além disso, os produtos de origem animal, como pescados, carnes, leites e ovos devem ser cozinhados adequadamente, acima de 70° para consumo.

O médico veterinário ainda ressalta a importância da vacinação dos animais. “Em cada caso, orientamos os tutores quanto a transmissão e o tratamento adequado”, afirma o especialista.